Weby shortcut
FEF PPG
Logo UFG

Docentes

Atualizado em 01/07/16 12:44.

ESPECIALIZAÇÃO EM TREINAMENTO DE FORÇA

Prof. Dr. Carlos Alexandre Vieira

Prof. Dr. Mário Hebling Campos

 

SECRETÁRIO DO CURSO:

Técnico Paulo Andrade

 

DOCENTES DO CURSO

 

Prof AmiltonProf. Dr. Amilton Vieira

Professor Substituto do Curso de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília. Pesquisador do grupo de treinamento de força da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB). Editor de Seção da Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Graduado em Educação Física (2005, CEUCLAR), Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Carlos (2009, UFSCar), Mestre em Ciências Fisiológicas (2012, UFSCar/UNESP). Doutorado pelo programa de pós-graduação em Ciências da Saúde (PGCS/UnB). Estágio Sanduíche em Sports and Sciences da Edith Cowan University (ECU) - Austrália.

Prof AntônioProf. Ms. Antonio Arruda

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2007); especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (2009); Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente Professor da Universidade Sagado de Oliveira (UNIVERSO) - Recife.

Prof. Carlos AlexandreProf. Dr. Carlos Alexandre Vieira

Graduado em Educação Física, Mestre em Saúde Pública (USP), Doutor em Ciências da Saúde (UnB). Realizou doutorado sanduíche na University of North Carolina at Chapel Hill, Chapel Hill, U.S.A. Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG). Docente do programa de pós graduação stricto sensu da Faculdade de Nutrição - FANUT/UFG; Docente do programa de pós graduação stricto sensu em Ciências da Saúde da Faculdade Medicina/UFG. Desenvolve pesquisas sobre os efeitos do exercício, desempenho, saúde e populações especiais.

Prof CláudioProf. Dr. Claudio Lira

Graduado em Biomedicina pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP), especialista em Fisiologia do Exercício pela EPM/UNIFESP e mestre e doutor em Ciências pela EPM/UNIFESP. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federa de Goiás (FEFD-UFG) e coordenador do Laboratório de Fisiologia Humana e do Exercício da FEFD-UFG. Atuou na avaliação fisiológica de atletas olímpicos e paraolímpicos de diferentes modalidades esportivas. É autor do livro "Fisiologia do Exercício" (Ed. Manole, 1a. ed., 2016).

Prof EduardoProf. Dr. Eduardo Cadore

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Possui mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi bolsista CNPq de Pós Doutorado Júnior na Universidade de Brasília (2013-1014). Trabalhou como pesquisador associado no Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Pública de Navarra (Espanha). Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) e membro do Grupo de Pesquisas em Treinamento de Força (GPTF). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento de Força, atuando principalmente nos seguintes temas: respostas neuromusculares a diferentes protocolos de treinamento, adaptações fisiológicas ao treinamento de força e treinamento concorrente, análise cinesiológica, eletromiografia, exercício físico no idoso saudável e frágil, avaliação funcional, respostas hormonais ao exercício.

Prof FabrícioProf. Dr. Fabrício Boscolo Del Vecchio

Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Desportivo e Desempenho Físico (GEPETED) da ESEF/UFPel, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combate da EEFE/USP, e do National Strength and Conditioning Association. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Artes Marciais e Esportes de Combate, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento desportivo, judô, atividade física, avaliação motora e alto rendimento. Atualmente é professor adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, onde realiza ensino, extensão e pesquisa, a partir de orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado em Educação Física.

Prof FernandaProfa. Dra. Fernanda Nora

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em Programa de Pós-graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: dinamometria, ballet, centro de pressão, equilíbrio estático e dinâmico, e biomecânica.

Prof GustavoProf. Dr. Gustavo Pimentel

Graduado em Nutrição pela UNIMEP (2006), especialização-aprimoramento em Cuidados Nutricionais do Paciente e do Desportista pela Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP (2008), mestre em Ciências pela Pós-graduação em Nutrição da UNIFESP (2010) e doutor em Ciências com doutorado sanduíche na UNICAMP, Campinas e Espanha (2015). Membro da European Society for Clinical Nutrition and Metabolism (ESPEN). Atualmente é professor Doutor Adjunto A do curso de Nutrição e orientador do mestrado da Pós-Graduação em Nutrição e Saúde na FANUT - Universidade Federal de Goiás em Goiânia. Possui em experiência em fisiopatologia da nutrição, nutrição clínica e esportiva.

Prof João BatistaProf. Dr. João Batista Ferreira Júnior

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Treinamento Esportivo (Fisiologia do Exercício) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2014). Realizou doutorado sanduíche na The University of Oklahoma- USA. Atualmente é Professor do curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas de Gerais (IFSEMG), Campus Rio Pomba.

Prof JonatoProf. Dr. Jonato Prestes

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorado na Western Kentucky University. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia e Imunologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia do exercício, exercício físico, imunologia do exercício, periodização e variáveis do treinamento de força e composição corporal. Professor do programa de mestrado e doutorado em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB). Orientador do programa de mestrado em gerontologia na Linha 1: Aspectos Físicos, Biológicos e Epidemiológicos e Tecnológicos do Envelhecimento (UCB).

Prof JulianaProfa. Ms. Juliana Carneiro

Professora da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD-UFG). Coordenadora do Laboratório de Treinamento Resistido da FEFD -UFG. Doutoranda em Ciências da Saúde e Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG. Especialista em: Fisiologia do Exercício, Treinamento de Força e Método Pilates. Áreas de atuação: Exercício e Saúde; Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido para grupos especiais e Treinamento Intervalado de Alta Intensidade.

Prof Maria SebastianaProf. Dra. Maria Sebastiana Silva

Graduada em Nutrição pela Universidade do Sagrado Coração (1984), mestrado em Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Ciência da Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal de Goiás, lotada na Faculdade de Educação Física. Atua no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde. Desenvolve pesquisas na área de Ciências da Saúde: especificamente na Nutrição, Saúde Coletiva, Fisioterapia e Educação Física.

Prof MárioProf. Dr. Mário Hebling Campos

Professor Adjunto III da Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD da Universidade Federal de Goiás - UFG (desde 2010). Bacharelado em Esporte (2002 - USP), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Educação Física (UNICAMP). Vice-Diretor da FEFD (desde 2015), Editor Adjunto da Revista Pensar a Prática (desde 2013), Membro do Conselho Editorial da Revista SciTz Neurosurgery and Spine (desde 2016), Membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica (desde 2013), Coordenador de Monitoria de Graduação da FEFD (desde 2015), Coordenador do Curso de Especialização em Intervenção Profissional em Academia de Ginástica (desde 2013). Ensina Biomecânica, Cinesiologia e Anatomia (desde 2010). Fundador e Coordenador do Laboratório de Avaliação do Movimento Humano - LAMOVH onde atua com análise da Postura Vertebral, Biomecânica do Esporte e desenvolvimento de Sistemas de Análise de Movimento (desde 2011). Foi Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da FEFD (2014-2015), membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFG (2012-2014) e do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia (2014-2015).

Prof MartimProf. Dr. Martim Bottaro

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (1987), Mestrado (1992) e Doutorado (1999) em Exercise Science pela University of New México (EUA), Pós-Doutorado em Kinesiology pela California State University at Fullerton, EUA (2010), e Pós-Doutorado em Exercise Science pela Universidad Publica de Navarra, Espanha (2015). Foi Representante Titular (2011-2014) do Comitê Assessor Multidisciplinar da Saúde (MS) do CNPq, e Diretor Presidente (2013-2015) da Fundação de Apoio da Universidade de Brasília (FINATEC). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília e pesquisador 1A do CNPq. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente na linha de pesquisa que investiga as Adaptações Neuromusculares Crônicas e Agudas do Treinamento de Força.

Prof PauloProf. Dr. Paulo Gentil

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2006) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é professor na Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Atua principalmente nos seguintes temas: treinamento de força, força muscular, composição corporal e doenças crônico-degenerativas.

Prof. Dr. Rodrigo Souza Celes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília - UnB (2006), Especialização em Educação Física pela UnB (2011), mestrado em Educação Física pela UnB (2009) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB (2012). Professor visitante e professor do curso de pós-graduação em Musculação e Treinamento de Força do Curso de Educação Física da Universidade de Brasília, atuando principalmente na linha de pesquisa que investiga as alterações crônicas e agudas do treinamento de força.

Prof. Ms. Saulo Soares Sampaio

 Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Tiradentes (2007). Atualmente é professor de musculação da Academia Malhart. Tem experiência na área de Treinamento, com ênfase em Treinamento com Exercícios Resistidos, atuando principalmente no seguinte tema: treinamento de força, grupos especiais, fisiologia do exercício.

Prof TadeuProf. Dr. Tadeu Baptista

 Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás, Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás. É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, onde atua como Docente no curso de graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTTCC/CBCE) nos períodos 2011-2013 e 2013-2015 e da Direção Nacional do CBCE no período 2015-2017. É pesquisador dos Grupos de pesquisa LABPHYSIS - Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza e COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, atividade física, indústria cultural e saúde. 

 

Listar Todas Voltar