FEF PPG

Pesquisa HC
Professores e alunos da FEFD realizam pesquisa no Hospital das Clínicas
Em 17/09/2019 às 15:21

Professores a alunos da Faculdade da Educação Física e Dança realizam pesquisa que mostra que a atividade física não atua apenas para prevenir doenças, mas também pode ajudar em seu tratamento.

O projeto que acontece no Hospital das Clínicas de Goiás atende em média 30 pessoas por dia e traz inúmeros benefícios para a saúde dos voluntários.

Doenças como diabetes, hipertensão arterial e problemas metabólicos podem ser beneficiadas pela prática do exercício físico diminuindo até mesmo a necessidade de medicamentos.

Confira na íntegra a matéria:

Fonte: http://www.tvufg.org.br/viverciencia/

Artigo Paulo e Claudio JAMA
Professores do Programa de Mestrado em Educação Física da FEFD publicam artigo no BRITISH JOURNAL OF SPORTS MEDICINE
Em 23/05/2019 às 09:08

Artigo mostra que treinos mais intensos favorecem a perda de gordura. Artigo foi publicado no British Journal of Sports Medicine

Os professores da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG  Paulo Gentil e Claudio Lira, além de dois egressos da unidade, Ricardo Viana e João Pedro Naves publicaram um artigo no BRITISH JOURNAL OF SPORTS MEDICINE  (https://bjsm.bmj.com/content/53/10/655), importante revista da área de saúde. Esse artigo obteve uma repercussão muito relevante entre os pesquisadores e acaba de ser citado em dos mais importantes periódicos na área da Educação Física o JAMA (https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2734679).

O estudo - O artigo mostra os resultados de uma pesquisa em que foi realizada uma meta-análise de 36 estudos clínicos comparando HIIT e SIT - os dois tipos mais comuns de treinamento intervalado - com treinamento contínuo de intensidade moderada para perda de gordura. Os estudos avaliaram mudanças no percentual de gordura corporal total e / ou massa gorda total absoluta. Em média, os protocolos SIT e HIIT reduziram a gordura total absoluta em 6,2% e 6%, respectivamente, em comparação com 3,4% para o treinamento contínuo de intensidade moderada. Os treinos intervalados também foram mais curtos. As rotinas SIT, HIIT e de intensidade moderada em estudos que avaliaram o total gordura duraram em média 23 minutos, 25 minutos e 41 minutos, respectivamente.

Fonte: SECOM

Artigo Journals

Coordenação PPGEF

Aula Inaugural PPGEF
Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Em 03/05/2019 às 13:08

Aconteceu na tarde de ontem, 03 de maio de 2019, a Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF), nível Mestrado acadêmico, da Faculdade de Educação Física e Dança.

O evento teve início às 14h com a apresentação dos docentes do programa, informações sobre normas do curso, seu regulamento e disciplinas, além de um panorama geral da Pós- Graduação no Brasil e exterior, e desafios  para sua consolidação.

A aula contou com a participação dos coordenadores do curso, docentes, servidores técnicos administrativos, alunos regulares e especiais do programa.

Aula Inaugural PPGEF